Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rondonópolis, MT, Brazil
Sou Max Ferraz artista, Músico,produtor, ativista cultural, Toco vários instrumentos,escrevo, componho e gosto de curiosidades.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

História de compra de votos




               Compra de votos

A compra de votos ou troca de favores existe desde a Grécia antiga, onde a história política começou. A aliciação dos eleitores, em busca de seus votos mediante dinheiro ou favores exercida pelos candidatos, era punida com severo rigor ao ponto de existir uma proibição feita aos pretendentes a cargos eletivos de se vestirem em lugares públicos trajes que os diferenciassem de seus concidadãos, e vários tipos de exoneração do cargo. Porém, como vemos, vem de longe a fraqueza da lei ante os interesses eleitoreiros, fica difícil criar políticas de coibição num Brasil curral da corrupção. A política já surge na história obedecendo aos interesses de umas poucas cabeças que detêm o mandonismo; a lei caiu em obsoleto e virou modal a compra de votos, entre eles ninguém vê, ninguém sabe, sou inocente, é como diz um velho adágio popular:
           
 É preciso dar tratamento as causas e repressão aos efeitos. 

A chamada captação de sufrágio, que é a popular compra de votos, inicia-se no momento em que o candidato começa suas articulações de base, promessa de cargos para assessores, emprego para o amigo, um saco de cimento para seu Joaquim da esquina, 200 telhas para dona Maria, R$ 5.00 pros caras do bar tomar cachaça e assim formam suas teias de conchavos, seqüestrando a consciência do eleitor, com essa ação os eleitores fornecem matéria-prima para que os políticos lhes arranquem sua carta de cidadania que é direito garantido por lei. Pouco se fala de ideais, metas, ou projetos que vão melhorar a situação desses coitados que não estão nem aí para o que diz a lei que os protege, para eles ler é canseira ainda mais com aquelas letrinhas pequenas que embaçam a vista, mas os políticos não, eles conhecem cada capítulo, artigo, parágrafo, inciso, daquilo que diz a luz do código da constituição na ponta da língua, pra causar gestos de efeitos nos menos esclarecidos e assim ficar mais fácil passar a perna na lisura moral e no dinheiro público, é no que dá! Muita gente ganhando pouco e alguns poucos ganhando muito, mal sabe a povo que o voto é o maior elemento de mudanças de uma nação.
 Seu voto no político certo converge em ações de melhorias de vida para a população, mais entender isso é que são elas!  Somos Narcisos da nossa própria incompetência, admiramos tapas nas costa, abraços, olá! Como vai? Festas populares para alegrar os corações das multidões, descumprimento de promessas de campanhas e por aí vai... Com isso, alimentamos a maior forma de contribuição para o sepultamento do sentido ético da política... Até quando?

Não temos que ser iguais, mas temos que levantar a mesma bandeira que é a ÉTICA na POLÍTICA, não podemos deixar morrer na adolescência nossa maior riqueza que é a democracia brasileira. É preciso higienizar o processo de conduta política nesse país, fazer uma assepsia geral para sempre lembrar que toda boa política deve visar sempre o bem comum, e não só os bolsos de alguns.                                 

O QUE DIZ A LEI
Artigo 299 do Código Eleitoral: é considerado crime eleitoral “dar, oferecer, prometer, solicitar, ou receber para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.”


PUNIÇÃO


Para quem vender ou comprar voto, reclusão de até quatro anos e pagamento de multa.
INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA


Artigo: 41-A da Lei 9.504/ Lei das Eleições: é vedada a captação de sufrágio (compra de voto) que constitui em “doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição.”


PUNIÇÂO
Multa de mil a 50 mil Ufir “Unidade de referência fiscal” cada Ufir vale R$ 1.0641- e  cassação do registro de  candidatura ou do diploma.


COMO DENUNCIAR
O eleitor que identificar um caso de compra de voto pode fotografar ou filmar, o que pode ser usado como prova para abertura de procedimento pelo Ministério Público Eleitoral. É possível denunciar ao próprio MP ou à Justiça Eleitoral – Tribunais Regionais Eleitorais ou cartórios eleitorais, que repassa o caso ao MP.                                     
                                 
     E você, cumpre?

Autor:  Max Ferraz



Reflexão do sempre





                                    Reflexão do sempre

SEMPRE é tempo de pensar em tudo que fez de bom,de ruim
SEMPRE é fazer de cada tropeço um degrau de subida
SEMPRE é ir e vir de um ponto ao outro só pra se encontrar
SEMPRE é tempo de pedir desculpas, perdão, perdoar
SEMPRE é se dar mesmo sem condição pra dar
SEMPRE não se importar com o que os outros vão falar
SEMPRE é você estar aí onde sempre quis estar, com quem quis sempre estar
SEMPRE é querer mudar só por um querer de querer estar
SEMPRE é perceber a grandeza de cada instante e reaprender a sonhar
SEMPRE é olhar pra cima e pros lados e não ter medo de errar
SEMPRE achar o fio condutor, conduzir, caminhar
SEMPRE parar pra pensar antes de agir pra não errar
SEMPRE  simplesmente Amar. 

                                                                






 Autor: Max Ferraz

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Era uma Vez




                                   Era uma vez
Era uma vez um sábio homem que um dia sonhou ser um beija flor, que pousava de flor em flor voando livre sem hora, nem dia para chegar, nem destino a cumprir. Vivendo assim um sonho lindo de liberdade. O mundo e as pessoas se davam muito bem, as diferenças eram sempre conjecturadas com sapiência e parcimônia....Mas subitamente ele acordou e ficou a pensar que era só uma simples utopia, mais um sonho obstruído que sempre vira quimera, e por um momento uma dúvida lhe atormentou e quase louco, atabalhoado ele pensou...( Se era um homem sábio que um dia sonhou em ser um livre beija-flor, ou se era um beija flor livre que um dia sonhou em ser um homem sábio? )
Custumizado by Max Ferraz 
que baseou e bebeu da fonte da história                                

( O conto da borboleta)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Prá refletir


Mesmo embrulhada para presente em um lindo papel celofane, reluzindo a mais pura beleza, a mentira e a maldade têm entranhada na sua natureza a marca maior, que é ser sempre desmascarada com o advento da verdade.

Autor: Max Ferraz

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Chronos e Kairos

Você sabe o que é Chronos e Kairos?

Na verdade são dois termos do vernáculo Grego para designar o tempo, com significados quase similares, porém com uma grande diferença de acontecimentos no tempo. Depois de muita lucubração de alguns estudiosos, no assunto, chegaram num acordo explicativo e interrerssante, etimologicamente falando

Chronos significa o tempo cronometrado da vida humana, que é o tempo medido por centésimos, segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, séculos, calendários, rotinas, batidas de relógios, batidas do coração e por aí vai, chamado também de ( O tempo dos homens ) tempo determinado de caráter imediatista dentro dos limites humanos, desde o bater cartão, a conta do final de mês, nascer, viver até morrer. Com vários adágios populares como ( tempo é dinheiro, se não correr o tempo não anda ) que visa tão somente valores quantitativos de tempo. Outras explicações é que Chronos é o Deus do tempo na mitologia grega.

Kairós significa o momento certo, oportuno, refere-se a um aspecto qualificativo do tempo, com vários vieses teológicos e também chamado de ( O tempo de Deus ). No tempo do homem, ele quer tudo ao mesmo tempo e agora; Kairos ensina que o que torna os fatos e os quereres perenes é o tempo oportuno, na época certa, na sazão. No tempo de Deus, a coisa acontece com uma intensidade maior como se o universo conspirasse a favor daquilo que tem que ser, porque é o tempo certo de acontecer. Teologicamente, o tempo de Deus não pode ser medido, porque : Para o senhor um dia é como mil anos e mil anos é como um dia. Conta a lenda grega que Kairos era um pequeno Deus parecido com um Élfo.

Researt Made by Max Ferraz

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Nossa Urna não é lixeira

Urna não é lixeira


Fiquei feliz com a justiça brasileira ao pôr em seu devido lugar o governador de Brasília (na cadeia) antes, parecia que a impunidade nesse país tinha seu direito salvaguardado por lei, os políticos se transformaram em peças intocáveis resguardados por suas próprias leis que criaram no intuito de se defender daquilo que já sabiam que ia acontecer no porvir- O advento da verdade. Mas essa nova geração de promotores e policiais federais tem demonstrado que não se sentem intimoratos a essas velhas raposas que dominam a política há muito tempo, desde a invasão desse país. As próprias falcatruas empastelaram seus engodos, se enredaram em suas próprias teias de mentiras. O povo aprendeu a ler, ficou mais sabido, e com isso essa maneira tosca e antiquada de enganar pessoas vai ficando démodé e fácil de descobrir. Essa ação vai desconstruir essas idéias de roubo que eles sabem fazer com uma maestria suigeneris. Na política a gente só vê o eterno retorno do mesmo, as mesmas caras, os mesmos ideais, o mesmo fatídico discurso de melhorias que nunca chegam ao seu destinatário final que é a população civil, que ainda amarga um achatado salário mínimo, do mínimo, do mínimo, que eles ganham.

É candidatos! Vocês têm que mudar a forma e a fórmula de fazer política, vocês têm que saber que a ética é uma bússola infalível para nortear a lisura com pessoas. Mais cedo ou mais tarde o pano cai, as metrópoles desmoronam com as enxurradas das chuvas. Porque não construir casas com alvenarias e em terrenos seguros? Por isso pensem bem antes de atar alianças sem anéis de claro acordo com a população.

O Brasil deu um salto quantitativo em direção ao avanço e tudo cresceu inclusive a informação que chega em segundos à população. Com isso, acaba tirando a poeira do espelho da mente dos cidadãos pagadores de impostos e os tornam informados e conhecedores de vossas verdadeiras caras... Pouco a pouco vai mudando o jeito de raciocinar acerca da política nesse país continental de riquezas inimagináveis por se descobrir. De fio a pavio esses crimes de lesa cidadania não podem ter nem uma fiança arbitrada. Pra que sirva de exemplo a todos esses caras de pau visitantes da população de 4 em 4 anos com ofertas facilitatórias . Chega me causar espécie porque esse freio inibitório chegou tarde demais, pois esses chupins do erário público já enriqueceram o suficiente para pagar sérios bons advogados que os desencarceram com uma facilidade camaleônica, jogam uma cortina de fumaça montam um Show e em pouco tempo tudo se dissolve e cai no esquecimento. e daí vemos um presente contínuo desfilar na passarela do samba, temos que cerrar fileiras e pensar bem antes de votar, urna não é lixeira.

Autor: Max Ferraz

Curiosidade de Max

Você sabe o que é blasé?
Blasé é uma expressão francesa que denomina o comportamento indiferente em relação às "novidades" do mundo. 


O termo foi conceituado em 1903 pelo sociólogo alemão Georg Simmel, e ainda se mostra muito contemporâneo. Blasé é um dos dois extremos do comportamento humano, influenciado pela vida moderna, no qual a pessoa, em meio à coisificação e planificação causada pelo dinheiro e controle rígido do tempo, mergulha em sua própria subjetividade sem se envolver com o ambiente externo, o qual considera desprezível.




A pessoa blasé apenas observa o mundo com um ar de deboche, nada pode surpreendê-la, pois certamente já viu de tudo. São pessoas que não acham graça em nada ou que estão de saco cheio de tudo. Alguns relacionam Blasé com Cool ou Cult, mas isso é questionável. 


Ser denominadamente blasé é ultimamente considerado algo chique, é uma das modas do momento principalmente entre os jovens. Eles estão cansados de viver intensamente em um mundo mecânico e por isso criam uma válvula de escape da realidade. Existem mais de 60 comunidades no orkut que abordam esse assunto.



Seja lá como for é inquestionável que no fundo todos nós nos comportamos assim! As vezes é algo inevitável...


Researt:  by Max Ferraz

Vamos tentar de novo?

Vamos tentar de novo?

O grande barato da vida, é olhar pra trás e sentir orgulho da sua história. Não importa se ela é de grandes sucessos ou tremendas derrotas!

O grande lance, é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o Aqui e Agora!

Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o bolo sola, o pneu fura, chove demais. Nada dá certo

Mas... pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?

Às vezes se espera demais das pessoas... Normal!

A grana que não veio, o amigo que decepcionou, a paquera que não entrou na tua ou amor que acabou... Normal!

Todos nós devemos transformar tudo em uma epopéia de sobrevivência e boa experiência.

O nosso desejo não se realizou? Beleza!!! não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento! Talvez no futuro possa acontecer igual ou melhor!

Lembro de uma frase que diz:

(Cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade) ( Freud )

Mas, tudo bem. Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Nem sempre as coisas que desejamos é o melhor para nós!

Ou nos conformamos com a falta de algumas coisas, ou nos esforçamos para realizar todas as nossas loucuras...eu fico com a última! Pelo menos não vou me arrepender e direi na frente numa boa:

( EU TENTEI )

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Um tiro no Alvo

UM TIRO NO ALVO

Por muitas vezes insistimos em dar tiros no escuro e com isso clarear a noite...Mas, na vida prática, isso não funciona. Quando você precisa atingir seus objetivos na vida tem que saber como chegar lá. Sem uma boa mira, nenhum tiro chegará ao alvo. Veja as seguintes recomendações:

Acerte, mas saiba onde, Concentrar sua força e aplicá-la no ponto errado, não traz nenhum resultado. Amar loucamente alguém que não lhe corresponde, só traz desilusões. Dedicar-se a um emprego onde você é apenas mais um número, pode pagar suas contas, mas não lhe acrescenta nada, além de sujeitar-se a trocas sem sentirem sua falta. Direcionar sua energia em metas adversas às suas reais capacidades e aptidões não refletirá em realizações. Ou seja, esforço máximo em lugar mínimo não causa nenhum efeito! Um mestre em karatê sincroniza sua energia num ponto de seu corpo para transformá-la em ação, mas esta ação tem de ser dirigida ao ponto certo.
Torne-se um samurai e acerte onde deve.

Escolha seu melhor ângulo, Você sabe aquilo que gosta? Você sabe com que roupa se sente melhor? Você sabe o amor que seu coração quer? Você sabe o tipo de amigo nutritivo que lhe faz bem? E porque, então, insiste em andar no rebanho e pensar como se estivesse num rebanho?
Você tem um melhor ângulo, todos nós temos! Imagine como se fosse tirar uma foto.
Você sabe se sairá melhor de perfil esquerdo, de frente ou de perfil direito. Esqueça os seus defeitos. Realce as suas qualidades. Invista em seu melhor ângulo! Construa um muro com as tijoladas. Durante nossa rota, pelo caminho das pedras, a única certeza é que vamos tomar pedradas despencando de montes mais altos e quando tudo parecer calmo, virão também as tijoladas. É como se fossem aquelas ingratidões e cobranças do amor, do amigo, da família, do chefe... Elas doem, não é mesmo? Mas enquanto estiver doendo, aprimore suas lições de vida.
Crie o antídoto com o veneno que lhe é oferecido. Use os tijolos dessas tijoladas e construa a sua barreira de defesa.
Faça planos e crie estratégias, - Você tem um plano de realizações de vida? - Quais são as estratégias para realizá-lo? Toda pessoa que tem um plano possui motivos para vencer.
Todas as pessoas que têm estratégias possuem razões para viver melhor e encher seus dias.
Não acorde apenas para viver mais um dia de sua vida, lamentando-se pelo que devia fazer ontem e não conseguiu. Acorde para a vida, para seguir o plano que traçou. Acorde mais cedo ainda para checar as suas estratégias. Acorde, com vigor, e utilize o mapa que conduzirá a sua vida de alegrias e viver melhor.
Espere a hora de agir, Sempre haverá um momento em que sua atuação sobre um fato não exercerá efeito sobre ele. Reconheça e estabeleça o momento de parar e esperar. É como cozinhar feijão, a panela tem de ficar fechada. Se você a abre sempre para ver como está, nada acontece. Na vida também é assim...
Há o momento de ir em frente, superando os obstáculos e seguindo o caminho. Existem outros em que devemos esperar a nuvem passar para seguir em frente. Acredite que sempre haverá um efeito, mesmo que ele não apareça no momento em que você está esperando. Faça aquilo que tem de ser feito e aprenda a esperar o efeito, pois ele virá.

Notou que com certos tiros bem dados não é necessário um exército inteiro? Que se nos colocarmos em frente a um espelho encontraremos um ser maravilhoso? Que aquilo tudo que você sempre considerou como crítica, pode ajudar no seu crescimento? Então! Faça seus planos, defina os meios, e verá que o alvo da sua vida está a menos de um palmo do seu nariz.

Boa sorte e boa pontaria! Max Ferraz