Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rondonópolis, MT, Brazil
Sou Max Ferraz artista, Músico,produtor, ativista cultural, Toco vários instrumentos,escrevo, componho e gosto de curiosidades.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Buscando encontrar melhorias continuas


Nunca negue o enfrentamento ao desafio, a vida se torna mais fácil quando tudo é sereno e calmo, saia da posição de expectador e crítico e tente passar para a função de agente transformador, porque o mundo somente transforma a partir de quando você auto-melhora, esvazie a ti mesmo de coisas desnecessárias, crie uma nova forma de ver e sentir como as coisas são, Aprenda a criar práticas nunca antes pensadas, invente mecanismos que encontrem os caminhos da melhor solução, varra a hipocrisia do seu eu, pois, nem um conteúdo se efetiva se ele não for realmente significativo para ambos ou mais.

Tudo tem igual importância no mundo e as chances e oportunidades não estão contra você, tente dar novas respostas a velhas perguntas entaladas na garganta, desaninhe-se de velhas idéias e enfrente o advento do novo, apegue-se somente ao que é bom, relegue ressentimentos, toda mágoa tem o peso de dez planetas nos ombros de quem a carrega, perdoe o que puder ser perdoado e o que não tiver perdão esqueça, reinvente-se para ti mesmo e a vida que os olhos das pessoas te alcançarão, não perca seu tempo inventando caminhos e mentiras, liberte-se das concepções errôneas que só exploram o pior que há no outro, coloque sua calma no lugar.

Quando se está emocionalmente perturbado (a), a pessoa torna-se divorciada da realidade, faça tudo bem planejado, nada de afobação em suas decisões, faça tudo por razões objetivas, aprenda diferenciar o que é desejo e o que é necessidade para não pagar um alto preço pelo erro de seu engano, veja o que se pretende e o que se pode fazer, e faça o que se pode, porque a vida é viver buscando encontrar sempre melhorias contínuas.

Autor: Max Ferraz

Quando não houver saída




A coragem é meia batalha ganha, partindo desse pressuposto quando todos os estremos confluírem contra você e não houver saída, olhe para dentro de você antagonize todos os pontos de vistas,  criando um caminho do meio.


Autor Max Ferraz

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tentar não custa nada



Hoje é um bom dia para tentarmos ser bem melhor que ontem, melhor que o orgulho, melhor que o ódio e a maledicência, olhar os iguais como se fossem nós mesmos, dar um pouco de nós sem nada em troca só pra ter a sensação do que é ser por um minuto, um pouco do Cristo.

Autor: Max Ferraz

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Duvide de tudo, sempre.


            Aquele que não duvida de nada não sabe nada.


Provérbio Grego

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Prece do discernimento


Concedei-nos Senhor, capacidade necessária para aceitar as coisas que não podemos mudar, e coragem para modificar aquelas que podemos, também sabedoria para distinguirmos umas das outras, isso basta para caminharmos juntos.


Autor: desconhecido

domingo, 11 de dezembro de 2011

O ser superior,


Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes.


Autor: desconhecido

sábado, 10 de dezembro de 2011

O professor de tudo.

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa encinar, assim sendo, 
A sabedoria é saber o que se deve fazer, .a virtude é faze-lo.

Adágios populares.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O alicerce é a Fé

Sempre é tempo para buscar um caminho, por mais que seu curso seja tortuoso, e as pedras dos percalços sangrem seus pés, a direção é sempre pra frente. Não há sofrer que dure uma eternidade, acredite,  há um tempo marcado para tudo começar e tudo terminar, sempre que abundar o sofrer superabundará a graça, e no final, A dor se tornará o pedestal da alegria,  se a fé que move tudo não se perder dentro de você.  

Autor: Max Ferraz                01/12/11

domingo, 27 de novembro de 2011

Uma pequena traição

Internet eu te I love you, meu romance com a televisão foi só um casinho sem a menor importância, um amor do passado, você é quem  realmente me completa por inteiro, ocupa todos os meus espaçinhos vazios,  
me deixa saciado de informação e tudo que eu preciso pra me divertir, te adolo minha coisinha fofa.


Max Ferraz

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fazer, ou deixar de fazer?

Uma coisa é você não ganhar por uma larga diferença,  indefensável a sua condição.

Outra é perder pela curta distância de um beiço de pulga,  sem nada fazer.

Autor: Max Ferraz  25/11/11


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Boas histórias dos áureos anos 80.


Os anos oitenta foi uma década privilegiada com uma profusão de surgimentos artístico-culturais de modo e nível internacional. Com o Brasil não foi diferente devido estar na zona de respingo dos acontecimentos do mundo. A partir de então alguns muitos valores e nomes eclodiram ocupando espaços e mergulhando na alma daquela geração e viralizando as gerações posteriores, logrando êxito no quesito formação de pensamento e atores, tanto no campo cultural como no campo das idéias e porque não dizer nas diretrizes políticas. Pela primeira vez se viu os jovens se interessando na participação das mudanças, causando a chamada rebelião social, lutando por um patamar de direitos e igualdade social e pelas coisas justas, mostraram suas caras, lutaram por coisas que até hoje todos são beneficiados, insurgiram contra as falcatruas políticas da época, enfim, mudaram o curso de muitas direções e isso foi profícuo para vários adventos, no sentido de sobrepor aos desafios e se preparar para o novo.

Nessa ocasião surgiu uma banda com um nome esdrúxulo, curioso que levantou uma lebre muito sinistra, chamada Egotrip, que nos fez ir ao campo de pesquisa para discernir e discorrer sobre o respectivo significado desse nome, que só confirma a evolução do pensamento daqueles jovens que eram preocupados com o modo e sua identidade cultural.
Vamos lá, Egotrip é um neologismo circuncoloquial da fusão de duas palavras totalmente dispares, (Ego do latim “Eu” e Trip do vernáculo inglês, que quer dizer viajem). Então Egotrip em seu campo semântico literalmente quer dizer, “A viagem do ego”, ou uma viagem ao fundo do “Eu”, logo um eucentrismo.

Na esfera literária, tudo que a pessoa escreve ou descreve se torna uma Egotrip. Quando alguém começa falar ou escrever sobre a especificidade de um assunto e subitamente começa a referir sobre si na questão, imprecisamente se está na Egotrip, ou seja, se colocando na primeira pessoa, quando o sentido não permite. Egotrip são as viagens que o ser humano faz dentro de sua cabeça e desapercebidamente socializa.

Autor: Max Ferraz    

domingo, 20 de novembro de 2011

Talvez você é e não sabe, espero!


Workaholic, expressão estadunidense que tem sua nascente original na palavra alcoholic que significa (alcoólatra) usada também para expressar pessoa viciada, não em álcool mas sim em trabalho.
È muito raro, mais, as pessoas viciadas em trabalho sempre existiram, no entanto, esta última década acentuou sua existência motivada pela alta competição, vaidade, ganância, necessidade de sobrevivência ou ainda alguma necessidade pessoal de provar algo a alguém ou a si mesmo (a).

Como resultado da influência de uma pessoa viciada em trabalho pode-se perceber geralmente alguns fatos interessantes: o primeiro deles é que este tipo de pessoa geralmente não consegue se desligar do trabalho mesmo fora dele, acaba por deixar de lado seu parceiro(a), filhos, pais, amigos, aliás, os melhores amigos passam a ser aqueles que de alguma forma tem ligação com seu trabalho
De outro lado, este tipo de pessoa sofre por trazer para si uma qualidade de vida muito ruim, pois as pressões do dia-a-dia e a auto cobrança exagerada fazem com que este tipo de profissional tenha insônia, surtos de mau-humor, impotência, atitudes agressivas em situações de pressão ou desconformidade (com os resultados que ele esperava) e pode chegar a causar depressão, entre outros efeitos danosos
Mas uma das mais severas conseqüências é o medo de fracassar. Este medo condiciona e impulsiona o viciado a estar tentando sempre mais e cada vez mais forte e mais concentrado na busca por resultados. A palavra fracasso causa arrepios neste profissional, nosso maior exemplo de pessoa Workaholic segundo uma pesquisa da revista Veja é a presidente Dilma Rousseff, contam que ela fica horas a fio para encontrar o Busílis de uma questão, é uma pessoa que se dedica ao extremo em suas funções.


Pesquisa publica

sábado, 19 de novembro de 2011

A segregação feminina

É como diz na letra da música de Zé Ramalho, “ninguém tem o mapa da alma da mulher”, dá uma inveja branca de quem tem acesso ao mais recôndito dos mundos, lugar esse onde a maioria dos homens de forma alguma conseguiu chegar, só uma informação complementar, muitos morreram tentando entender, aquilo que não é para entender e sim viver, esse maravilhoso mundo feminino.

Há milhares de anos se discute sua importância no convívio das relações homem x mulher, e a cada minuto ela vem se auto-afirmando como parte preponderante no caminhar, tanto da vida como em significados, deixando de ser o elemento coadjuvante que andava atrás do homem, se tornado independente a cada dia, como numa inundação ocupando todos os poros e espaços sociais, explorando o mundo masculino se tornado peça credível no mundo profissional, matando a velha história de que mulher só se relaciona com fogão.

Com uma história marcada de opressão e porque não dizer até mesmo de escravidão, desses seres que conseguem amar em plenitude de forma desinteressada, que em seu modo de compreensão do mundo, se retroalimenta apenas de amor e carinho, seu maior combustível. Na atualidade fica difícil imaginar a segregação, o agravante maior, é que até nos dias de hoje ainda em países subdesenvolvidos, se ouve falar de escravidão da mulher, quero acreditar estar com os dias contados esse atraso de civilização, precisa acabar essa cultura absurda de costume servil tendo a mulher como moeda de negociação em pleno século da evolução existir comportamentos retrógrados, achacosos por parte de uma minoria demente de ditadores.

Autor: Max Ferraz 19/11/11


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O transito Brasileiro, por Max Ferraz


No Transito, a imprudência de alguns, não pode atrapalhar a previdência que é de todos. 


O trânsito sempre foi uma preocupação, entretanto de uns dias para cá deu de se questionar a responsabilidade com as custas de seguro e despesas  médicas no trânsito brasileiro. É grande o número de batidas por dia, de norte a sul, leste a oeste é a mesma cantilena enfadonha, todos os dia nos teles jornais, mortes imprecisas, descuido total com a vida causando grandes perdas nos cofres da previdência. Alguns especialistas argumentam que a responsabilidade é dos condutores infratores, eles teriam que assumir sua meia ou culpa total quando do ocorrido. Apostando que ferindo no bolso do condutor imprudente desperte o zelo com o cuidado no dirigir, no sentido de diminuir os acidentes e custos para o estado. Outros dizem ser da previdência a responsabilidade, e o novelo não desenrola, tornando uma charada envolta em mistérios. Na realidade é uma temática que se apresenta enquanto preocupação por parte da imprensa e alguns políticos.
Como reflexão, deixo para você fazer esse julgamento critico: é o cidadão imprudente ou a previdência que deve arcar com as despesas dos acidentes ne  trânsito?

Autor: Max Ferraz

Tudo volta para você


A lei da compensação é aquilo que você faz a hoje alguém e recebe de volta com mais força, pode ser amanhã ou daqui 10 anos, seja algo bom ou ruim, outros pensadores diriam “tudo que bate, volta”.
Veja um simples exemplo: alguém precisa de cinco mil reais emprestados e vem pedir a você, você empresta os 5.000.00, até aí tudo ok, mas imagine que esse alguém não te devolva esse dinheiro, o que você faria? Iria, irado, tomar satisfação?
Vamos ao raciocínio que ocorre na lei da compensação, a pessoa não devolve o dinheiro que você emprestou, entretanto outrem vai levar o dinheiro dela em dobro, seja em assalto, emprestado, ela perde tudo no jogo, ou cai doente.
Moral da história, nunca faça mal porque as maldades batem no espelho do infinito e voltam em sua direção, Pratique a lei da compensação fazendo somente o bem, que voltará para você em triplos. Copiou?

O vício e a virtude na visão de Max Feraz

Chega um momento que você tem que colocar cara á cara o vicio e a virtude, escolher bem, antes de mergulhar num atoleiro de incalculáveis proporções.


Autor: Max Ferraz

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A falta de emprego no Brasil contemporâneo

O mundo se tornou uma grande aldeia global, o sistema de vida mudou. Com o advento dessas mudanças surgem os flagelos e entraves de uma sociedade moderna, por exemplo, a “falta de emprego”, frente a uma sociedade em mutação com tudo acontecendo em alta rotação, trabalhos que antes existiam hoje estão se diluindo, se tornando extintos, em função de um novo paradigma de sociedade de consumo.

Nos últimos tempos, tivemos em nosso país um crescimento populacional maior que o crescimento econômico, assim o mercado de trabalho não conseguiu absorver os recursos disponíveis, de certa forma, travando o equilíbrio evolucional. Com o processo de industrialização que tem se instaurado de forma capitalista, a mão de obra humana é constantemente substituída por evoluídas máquinas, na intenção de auferir maiores lucros, menores custos.  Em consequência, as estatísticas indicam um número cada vez maior de desempregados sem uma fonte de renda estável, com a moeda em nível médio de estabilização e razoável poder de compra, a classe pobre tem a qualidade de vida comprometida, pois não conseguem suprir suas necessidades básicas, como moradia, alimentação, saúde, educação, enfim, o básico do basilar para se viver com o mínimo necessário de dignidade.

 Essa situação acaba lesionando os direitos humanos e a constituição, tendo em vista que a pobreza é inevitável na maioria dos casos, a fome, não em raras veses, leva alguns indivíduos a procurar meios fáceis e desonestos para sobreviver e, dessa forma, acabam agravando o quadro de criminalidade que já existe como modelo forte de contravenção social. Que mesmo o estado gastando fortunas para combater os resultados são pífios, quase sempre em silêncio vence o crime organizado, é aquele jargão, onde há ausência de Governo quem manda é o poder paralelo.

Com a exoneração em massa de trabalhadores das grandes indústrias nos anos oitenta, criaram-se as profissões alternativas, como camelôs, espeteiros, muambeiros, sacoleiros do Paraguai e outras, que hoje alimentam o mercado negro, tirando do governo a competência de reconhecer seu território em arrecadação. A classe operária que se fragmentalizou dessas indústrias virou autônoma e deu certo com as profissões alternativas. Porque não pagam impostos são pais e patrões dos seus salários, enquanto a união se “descabela” para encontrar esses produtores anônimos, o país fica em declínio na trajetória evolutiva financeira.

Hoje, com a cabeça mais aberta e colonizada pelos métodos sebralianos de regulamentação dos pequenos empreendedores e, dando respaldo técnico a esses produtores anônimos, o governo começa a enxergar a luz no fim do túnel dessa peleja de anos de desconhecimentos da sua produção em impostos perdidos. O método visa regulamentar toda essa gente clandestina em produtores reais e honestos perante a sociedade dando toda logística empresarial, dinamizando do micro para o macro o crescimento do país, que é uma ótima idéia.

Outra questão emergencial que assola essa cadeia de crescimento é o gargalo da falta de mão de obra especializada, que ainda se arrasta como déficit no crescimento. Há que se pensar em bons cursos de nível técnico, ter diploma já não é mais sinônimo de garantia de trabalho. Diante desse quadro os jovens acabam se desmotivando em prosseguir os estudos, isso quando não abandonam para trabalhar em subempregos que auxiliam a renda familiar, assim atrasando o nível de escolaridade, prejudicando consideravelmente o bom avanço do país.

A solução para diminuir esse número de pessoas desempregadas talvez seria a implantação de planos econômicos que viabilizassem a criação e manutenção de pequenos empregos organizados que dariam projeção de crescimento a essa nova gente que tem em seu intuito um futuro melhor,  visando o aproveitamento da força da juventude que de certa forma precisa de gás incentivador, mais com fácil acessibilidade no processo burocrático, pois existe um cipoal de burocracia que deixa qualquer iniciante desestimulado em ter seu próprio negócio. Aproveitar melhor os recursos naturais, bem como a criação de cooperativa de trabalho, que poderiam colaborar com o abrandamento desse grave problema.  Creio que se criarem uma política de aporte financeiro aos recém formados com carências de longo prazo, como fazem alguns países estrangeiros, portas se abririam e as oportunidades tornariam mais iguais. Trata-se de uma idiossincrasia governamental. O governo tem que sentir e enxergar urgentemente esses produtores apátridas, que caminham e fazem parte desse processo de crescimento produzindo na invisibilidade e ilegalidade social.

 Autor: Max Ferraz



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Uma prece sincera

Senhor, de aparência desconhecida que os meus olhos nunca viram, mas meu coração e minha confiança reconhecem em ti um ser superior e criador, que habita o mais alto do infinito a quem chamamos de Pai.

Em nome de tudo que move e é sagrado, entro na sua presença para agradecer e pedir seu incomensurável perdão por mim e meus irmãos, pelas nossas falhas, e pelos erros conscientes e inconscientes que praticamos no dia a dia, contra nós e nossos iguais nos momentos de insanidade, que aniquilam a consciência e razão, causando a maldade e o endurecimento matando em silêncio o anseio da alma.
Ensina-nos a descobrir a causa dos maus resultados desse aprender a viver, ajude a edificar a nossa interioridade para melhor, porque somos almas que se alimentam do pecado, por isso escravos da carne, coloque em nós coragem parar sempre recomeçar, e se cairmos Pai, que caiamos em seu colchão de proteção e misericórdia. Senhor livra-nos dos erros elementares, de julgar com a própria régua aquele  inocente irmão.

Dai-nos os olhos do Cristo para perceber a importância acima do orgulho, porque somos crianças no aprendizado,  e cada dia é uma nova lição. Ensina-nos a fabricar bons momentos de alegrias, a não aceitar inerte a acomodação, aprender a amar, agradecer mais e pedir menos, a valorizar as conquistas e entender seus valores. Ensina-nos a acautelar a língua e proferir somente boas críticas.
Obrigado pelo passado, presente e que no futuro possamos chegar em melhores condições. Peço também senhor que abençoe essa pessoa que está lendo essa súplica, seja na esfera física, espiritual, conjugal, financeira, familiar, para que tudo corra na mais perfeita ordem e não nos deixe apequenarmos diante da responsabilidade de construir para nós, um mundo melhor, Amém.

Autor: Max Ferraz

domingo, 13 de novembro de 2011

Segredos da história


                                        
                                           “caixa de Pandora”

A caixa de Pandora é um mito grego no qual a existência da mulher e dos vários males do mundo é explicada. Tudo começa quando Zeus, o deus de todos os deuses, resolveu arquitetar um plano para se voltar contra a ousadia de Prometeu – que entregara aos homens a capacidade de controlar o fogo. Para tanto, Zeus decide criar uma mulher repleta de dotes oferecidos pelos deuses e a oferece a Epimeteu, irmão de Prometeu.
 Antes disso, Prometeu recusou a jovem Pandora de Zeus temendo que ela fizesse parte de algum plano de vingança da divindade roubada. Ao aceitar Pandora, Epimeteu também ganhou uma caixa onde estavam contidos vários males físicos e espirituais que poderiam acometer o mundo. Desconhecedor do conteúdo, ele foi somente alertado de que aquela caixa não poderia ser aberta em nenhuma hipótese. Com isso, o artefato era mantido em segurança, no fundo de sua morada, cercado por duas gralhas barulhentas.

Aproveitando de sua beleza, Pandora convenceu o marido a se livrar das gralhas que lhe causavam espanto. Após atender ao pedido da esposa, Epimeteu manteve relações com ela e caiu em um sono profundo. Nesse instante, não suportando a própria curiosidade, Pandora abriu a caixa proibida para espiar o seu conteúdo. Naquele momento, ela acabou libertando várias doenças e sentimentos que atormentariam a existência do homem no mundo. Zeus assim concluía o seu plano de vingança contra Prometeu.

Logo percebendo o erro que cometera, Pandora se apressou em fechar a caixa. Com isso, ela conseguiu preservar o único dom positivo que fora depositado naquele recipiente: a esperança. Dessa forma, o mito da Caixa de Pandora explica como o homem é capaz de manter-se perseverante mesmo quando as situações se mostram bastante adversas. Além disso, esse mesmo mito explora a construção da identidade feminina como sendo marcada pela sensualidade e o poder de dissimulação.

Mais um belo conto dos Gregos na tentativa de explicar as origens e os finais, Made by colega Rainer Sousa


Curiosidade do mundo



                        Blasé,  sabe o que é?

Blasé é uma expressão francesa que denomina o comportamento indiferente em relação a tudo que aparece terminantemente como as novidades do mundo.
O termo foi conceituado em 1903 pelo sociólogo alemão Georg Simmel, e ainda se mostra muito contemporâneo. Blasé é um dos dois extremos do comportamento humano influenciado pela vida moderna, no qual a pessoa, em meio à coisificação e planificação causada pelo dinheiro e controle rígido do tempo, mergulha em sua própria subjetividade sem se envolver com o ambiente externo, o qual considera desprezível.

A pessoa blasé apenas observa o mundo com um ar de deboche, nada pode surpreendê-la, pois certamente já viram de tudo, São pessoas que não acham graça em nada ou que estão de saco cheio de tudo, pois o mundo é a mesma chatice de sempre, alguns relacionam blasé com Cool ou Cult, mas para mim isso é questionável.
Ser denominadamente blasé é ultimamente considerado algo chique, é uma das modas do momento principalmente entre os jovens. Eles estão cansados de viver intensamente em um mundo mecânico e por isso criam uma válvula de escape da realidade. Existem mais de 60 comunidades no Orkut que abordam esse assunto, seja lá como for é inquestionável que no fundo todos nós nos comportamos assim! Às vezes é algo inevitável...

Pesquisa pública:

Curiosidades da língua

           “Como um todo

Expressão que representa coletivo, significa globalmente, em conjunto, È errado quando alguém diz: “a sociedade como um todo”, porque incorre em pleonasmo, a sociedade é uma palavra que por si só designa sua totalidade, é de suma importância fugir do uso desses dizeres que se convenciona nos discursos dos desavisados da língua portuguesa, principalmente a classe política que se diz politizada. Essa frase é anglicana, “as a whole”, O correto é dizer: a consciência como um todo, a verdade como um todo, migrando do singular para o plural.  

                              

Max Ferraz

sábado, 12 de novembro de 2011

Sabe Deus os mistérios da Fé



Ter fé  é crer firmemente em algo, sem ter em mãos nenhuma evidência de que seja verdadeiro ou real o objeto da crença. Este termo vem do grego pi.stis, traduzido por confiança, firme convencimento. Assim, a palavra fé pode ser entendida como acreditar, Confiar. A fé não demanda provas materiais, pode surgir sem nenhum motivo aparente, estar ligada a razões ideológicas, emocionais, religiosas, ou a outra razão qualquer.
A fé pode ser cega, nascida da confiança irracional em algo ou alguém, e dentro de uma religião como, por exemplo, o catolicismo, ser baseada em dogmas – diretrizes estabelecidas pela Igreja, nas quais os fiéis crêem sem que o clero necessite dar maiores explicações. Ela também pode ser raciocinada, como no Espiritismo, que caminha junto à Ciência e à Filosofia, portanto, segundo esta doutrina, razão e sentimento devem se unir para construir uma crença nascida do conhecimento, uma vez que a fé não surge por um Milagre no interior do homem, mas é edificada, porém também aqui não se foge da necessidade da confiança e de algumas certezas instintivas.
As experiências de cada um, intransferíveis e totalmente pessoais, dão origem a esta energia ou sentimento, ou como se queira definir a fé. Ela pode ser dividida com as pessoas à nossa volta na forma de narrativas históricas ou obras de arte, e até mesmo sob o aspecto de depoimentos espirituais, de vivência interior. Todos nós, segundo pesquisadores, temos no nosso íntimo, em estado latente, o poder da fé, ou seja, de tornar real tudo que desejamos alcançar, através do exercício contínuo da vontade determinada, contumaz, focada nos objetivos que almejamos concretizar. Atualmente, a literatura de auto-ajuda aposta justamente nesse potencial humano, na capacidade de alcançarmos tudo aquilo que aspiramos, por meio da exploração de condições ainda pouco conhecidas de nossa mente, entre elas a fé, mas que estão certamente presentes em cada indivíduo.
É essa energia que alimenta todas as crenças e religiões do planeta, desde os primórdios da humanidade. Milhares de pessoas freqüentam os templos mais diversos, ou se voltam para seu santuário interior, no exercício dessa força, buscando consolo ou respostas para suas indagações e problemas cotidianos. O que mantém essa prática viva ao longo de milênios é que a humanidade tem encontrado muitas vezes o que busca nessas jornadas espirituais, e pode assim testemunhar o poder da fé. E o que importa aqui não é como se conseguiu obter resultados com esta energia, pois o adepto de cada religião encontrará explicações diferentes para a mesma experiência. O que realmente conta são os frutos que nascem da fé, concretos demais para que se negligencie esta força. O curioso é que mesmo o ateu, quando impulsionado pela crença em uma determinada ideologia, obtém os mesmos efeitos.
No aspecto religioso, a fé pode significar ser leal a um determinado culto, o que implica aceitar as regras e pontos de vista dessa religião, ou seus dogmas, dependendo da corrente espiritual. Fé também pode denotar um compromisso de fidelidade, por exemplo, a Deus. Entre os judeus, ser fiel ao Talmude também expressa um laço cultural e, mais que isso, é igualmente uma questão de identidade. Aliás, em outras comunidades religiosas a religião é da mesma forma, uma questão de identidade cultural. Segundo as Sagradas Escrituras, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, portanto, conforme o pensamento de alguns estudiosos sobre o poder da fé, com este instrumento divino o Homem também pode criar, através da disciplina e do direcionamento correto da vontade para um propósito determinado. Jesus, em seus ensinamentos, teóricos e práticos, demonstrou integralmente a importância da fé, e o seu potencial inquestionável.


Resumo,  A fé é um pilar multiaxífero que nos mantém de pé na jornada da vida.


Autor: Max Ferraz 


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A diferença que faz a diferença

Tem gente que esquece, que não precisa diminuir o outro para crescer, uma pessoa que sabe negociar espaço de convivência e tem senso de comando, não diminui o outro para crescer, há pessoas que são tão arrogantes que ela só consegue se elevar se diminuir a outra pessoa, suprimindo e humilhando.
Uma pessoa quando é inteligente faz questão de crescer junto com os outros, ajudando, ensinando o caminhar da vida, o mister de viver,  tem honestidade de propósito e bondade  acima de tudo, é altruísta, dá sua cota de sacrifícios pelas causas sociais, mesmo que isso lhe custe a vida, ela sabe qual o real sentido de viver juntos, respeita as diferenças dos saberes, conduz os que estão em situação de desvantagem para o sentido igualitário, sempre na tentativa de um melhor porvir . 

Autor: Max Ferraz

Desabafo do Lobão


Joâo Luiz Woerdenbag Filho, vugo Lobão, é uma cantor, compositor músico e apresentador de televisão polémico, em seu modo de compreensão do mundo sempre contraditório, disse em uma de suas frases polêmicas num tom de Iroônia.

 Prefiro viver dez anos a mil

                                                               que mil anos a dez


Uma das maiores forças que possuímos.


Dentre as várias potencialidades do ser humano instituídas pela natureza que o criou tanto em força física quanto psíquica, vamos ressaltar hoje uma que é senão a mais importante dentre todas. Talvez você nunca tenha ouvido falar, mais ela é o elemento de mudança que alavanca e chama as impotências interiores a se reerguerem nos momentos mais difíceis da luta pela manutenção da vida.
Uma vez por outra, você já se defrontou com ela, já sentiu, pelo seu poder invisível, intervencionista que aparece do nada, imperceptível aos cinco sentidos humanos, te surpreendendo, evidenciando suas múltiplas potencialidades e capacidades, que às vezes, você nem sabe que possui, das muitas ferramentas de ataque e defesa e até de cognição da psique humana, ela é elemento surpresa, você vai gostar de saber quem é essa poderosa força.
Estamos falando da Resiliencia, que é um conceito da física, utilizado primeiramente pela engenharia, refere a capacidade de um material ou um ser humano sofrer tensão e recuperar seu estado normal, depois de ser acometido por qualquer tipo de sofrimento ou avaria, quando suspenso o "estado de risco".

No campo das relações humanas, é compreendido como um processo que excede a simples superação de experiências, já que permite ao indivíduo sair fortalecido por elas, superar, o que necessariamente promoveria a saúde mental. O termo resiliência, apesar de guardar uma discussão a respeito de sua definição, vem sendo consensualmente utilizado como a capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade. Tem sido utilizado em psicologia como a capacidade humana de enfrentar adversidades sucessivas ou acumuladas, com o mínimo de disfuncionalidade para o desenvolvimento, agindo com equilíbrio no pensar e no agir.

Pode ser considerado como capacidade de adaptação ou faculdade de recuperação. Um ímpeto resiliênte significa ter uma conduta positiva apesar da adversidade, ou seja, soma-se à resiliência a capacidade de construção positiva, superação, re-significação dos problemas, flexibilidade cognitiva. Este constructo apesar de atual, nas ciências humanas não é apenas um fenômeno individual, pode ser grupal, institucional, comunitário e porque não dizer empresarial e mercadológico.
Exemplos da resiliência humana: é quando você está no fundo do poço, sem vislumbrar nem uma possibilidade de saída quase entregando os pontos, eis que surge uma força resgatadora capaz de superar todas as impossibilidades e fraquezas dentro de você fazendo-o emergir de dentro do oceano em que se encontra, isto é resiliência; outro exemplo clássico é a fênix do Egito que morre e emerge das cinzas se tornando pássaro novamente, Jesus Cristo curava as pessoas usando a resiliência e até dizia em tom bem claro “você se curou”, ou “a tua fé te curou”.
Sabe agora o que é resiliência? Pois é, use-a, pois ela é um dom gratuito que a vida nos presenteou dentro do nosso campo de potência que se encontra ai dentro de você.
Abraços      

Max Ferraz

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Brasil na minha visão


Acredito piamente em mudanças, principalmente quando elas vêm de dentro para fora, estou falando de Brasil, um gigante que há um tempo, não muito lá atrás, era visto como res-nullios, ou seja, coisa de ninguém, relegado a própria sorte pelos seus, um país sem futuro. Lembro-me que via muitos de meus amigos vomitarem, que a Europa, Estados Unidos eram o futuro do mundo e que o Brasil nunca teria jeito, um povo sem cultura, sem educação e por ai vai, um sem números de arrogantes discursos que pisavam na nossa condição, pró- estrangeirismos.


Eu como bairrista, chauvinista dos meus pontos de vista e das coisas que acredito, assistia e ouvia tudo calado sem expressar meus sentimentos. Com o passar dos anos, para felicidade geral da nação, o Brasil deu um salto quantitativo enorme em direção ao avanço, suplantando quase todos os países do mundo em desenvolvimento, tendo uma vitória maiúscula como país emergente, graças aos quatro últimos presidentes. Com maior ascensão e audácia no governo LULA do Brasil, aí meu sorriso de orelha a orelha voltou à cor, e como num desabafo interno, numa catarse dei suspiros de felicidades com nosso avanço. 


Da forma que caminha hoje, dá pena ver as chamadas grandes potências desabar sua bastilha financeira aos olhos do mundo, ainda assim, falta muito, mais muito mesmo para ficarmos numa plataforma de iguais, porque nossa educação ainda é uma demanda reprimida deficitária, ainda é péssimo nosso salário, perdendo feio para o deles em larga escala. Creio que isso só vai melhorar depois que o povo reconhecer seu poder decisório, assumir o bastão da responsabilidade em participação efetiva nas políticas públicas. Pois é o povo que provoca as mudanças de melhorias sociais, assim como nas grandes revoluções que tiveram os chamados países, “desenvolvidos”.

Na atual conjuntura todos os olhos do mundo se voltam para as nossas riquezas e potencialidades, como urubus na carniça querendo uma fatia do bolo brasileiro. E meus amigos? rsrssrssrrs Estão todos voltando com a cauda por entre as pernas reconhecendo nosso poder e que nunca deveriam ter deixado essa santa terra chamada Brasil, terra prometida que emana muito mais que leite e mel,  como diz a sagrada escritura dos cristãos.


O sociólogo Darci Ribeiro fez um discurso-resumo, que sintetiza o sentimento pátrio dessa gente, que admitem outros países como superiores mais não enxergam o rico solo diamantado por onde pizam.

“O Brasil é resultante da fusão deses milhões de gente desencontradas, fusão genética, uma vez que a mestiçagem aqui sempre se fez sem freios e sem nem uma noção de que fosse crime ou pecado.
Fusão também espiritual, pela confluência que aqui se deu dos várioss patrimônios culturais das nossas diversas matizes.
Tudo isso nos plasmou como um povo mestiço, na carne e no espírito, como tal, herdeiros de todas as taras e talentos da humanidade”.

Autor: Max Ferraz

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Só para mulheres




Complexo da Cinderela, ela quer encontrar o príncipe encantado casar, ter filhos e ser feliz pra sempre num belo castelo.
Conto e histórias de fadas... Que menina já não ouviu um conto de princesa que, para se libertar da maldição da madrasta, precisa receber um beijo do príncipe, seu verdadeiro e perfeito amor?  Cinderela é um dos muitos exemplos.
Estes são os registros de felicidade das crianças. "A menina quer ser salva e protegida da inveja da bruxa, da madastra para ter sua completa felicidade. Esse é um estudo da psicanálise do momento libidinal na infância.
Com o passar do tempo, esse mundo de ilusões constrói na vida adulta de uma mulher, a esperança, a persistência no desejo de ser feliz. O problema acontece quando a menina cresce e acredita que existe um homem perfeito, que um dia ela vai encontrar e ser feliz pra sempre com ele, e disso inarredavelmente não abre mão, indo contra todos. É um dos sinais que demonstram que a mulher tem o complexo de cinderela.
A mulher conhece o homem e nele deposita todas suas esperanças de futuro, a sensação é de que ele vai suprir as vontades e necessidades dela e faz dele seu protetor. "Todo mundo tenta avisar que homem perfeito não existe, mas ela não consegue enxergar, pois ele é seu tudo".
E como no conto da Cinderela, ela sente-se obrigada a trabalhar, por isso não tem prazer no que faz, no trabalho se sente totalmente desmotivada e sem criatividade, isso pode ser o sinalizador de indicação que a mulher está “retida na infância” um alerta importante que é só um dos sinais, para existir a síndrome que não é uma doença, é preciso vários exames.
A mulher com o complexo acredita que o bem está nela e as outras pessoas que são más. Sente a necessidade de ser a mais bonita, a mais inteligente e a mais sensual das mulheres, porque somente assim ela conseguirá atrair o olhar do homem-príncipe. "Na verdade, ela é uma assustada princesinha", Mais um sinal que deve ser somado é que a "princesa" acredita que outras mulheres não são amigas de verdade, porque assim como a madrasta, têm inveja dela.

Quando não encontra o homem perfeito – que afinal não existe, mas ela ainda não se convenceu disso -, vem à sensação de frustração, se sente impotente diante do problema, não saí mais de casa, não saí com seus amigos, e quer só ficar com ele, nem falta da família sente”.
Um belo dia a cortina de fumaça que cega seus olhos some, e ela tem um olhar diferenciado enxerga o mundo real, passa pela mudança de comportamento, vê que aquele sonho infantil não passou de um lapso temporal e uma perda de tempo desnecessária, porque todo homem é príncipe e sapo ao mesmo tempo, depende de como ele é tratado por ela, passa a conviver com todo tipo de homem, aprende a libertar a mente dos complexos, se descobre mulher na essência, com todas as riquezas de ser uma mulher, na infância ela criou a ilusão do príncipe, na fase adulta ela terá que beijar na boca do sapo e construir o homem “super necessário” que realmente importa para ela ser feliz.

Pesquisa da Psicologa: Luziene de Carvalho Caruso:

domingo, 6 de novembro de 2011

Saiba o que é verdade transitória



Você já deve ter visto alguém com a cara no chão quando desmascarado por outra pessoa. Que chato, sem graça!
Pois é, essa pessoa esqueceu a regra de educação elementar que se pratica naturalmente, que é no mínimo dizer a verdade das coisas, doa em quem doer. Isso nos remete a “verdade transitória”.
Verdade Transitória é aquela que muda de conceito, que dura pouco é passageira e provisória, dura no intervalo de um estado de coisas a outro, a espera da verdade absoluta. Há um jargão que elucida bem esse aforismo “a mentira só vale enquanto a verdade não chega”. Portanto verdade transitória é aquela que tem seus dias contados.

Curiosidades

Você sabe o que é Priscas Eras?
A palavra  Priscas  significa  tempos muito remotos, que ninguém consegue precisar exatamente. Uma referência que se faz significando que algo de fato existia, e do qual se guarda um saber, uma memória a qual se pode recorrer, mas cujo objeto não mais está acessível, a não ser através da imaginação de sua existência.

O sinônimo de Priscas  é "Tempos de antanho. Tempos remotíssimos.".
O antônimo da palavra "priscas" é "Futuro distante. Porvir muito longevo.".
A tradução em inglês para a palavra "priscas" é "Once upon a time that no one knows when". 





Então, quando digo tal coisa aconteceu á “Priscas Eras” quero dizer que: foi há muito tempo atrás.